O reumatismo não é uma doença. Dizer que alguém tem dores de reumatismo é o mesmo que dizer que tem um problema de coração. Existem inúmeros tipos de doenças reumáticas e a característica comum entre todas elas é a dor músculo esquelética.
As doenças reumáticas só acontecem nos idosos?
Existe uma tendência para chamar reumatismo às dores articulares sentidas, bem como associa-las à idade e ao envelhecimento. Quando nos chega um doente com queixas de dor no joelho esquerdo e se desculpa, de imediato, dizendo “ah, é da idade” temos tendência para brincar e questionar: “Então e o joelho direito, não tem a mesma idade?”
Toda esta introdução para esclarecer que, apesar de menos comum, as doenças reumáticas podem surgir desde a infância até à terceira idade.
É mesmo verdade que o frio provoca mais dor nas articulações?
As informações são díspares, contudo é certo que o frio provoca uma contração dos músculos e das articulações e redução da chegada de sangue às mesmas, o que pode agravar as dores.
Veja aqui as nossas dicas para a prevenção da gripe. Clique aqui.
O que posso fazer para reduzir o efeito do frio nas articulações?
1. Agasalha-se!
Com a chegada do frio não deve descurar a importância de vestir várias camadas de roupa, usar calçado adaptado ao frio e à chuva e de proteger as extremidades usando luvas, cachecol e gorro.
2. Tenha uma alimentação equilibrada.
A alimentação deve ser variada e rica em cálcio, magnésio, zinco e vitaminas C, D e K. Não esqueça, também, a importância de se manter hidratado. Porque não opta por sopas de hortaliças quentinhas e por chás quentes? Cumpre 2 objetivos num só.
3. Pratique atividade física.
A atividade física acompanhada e direcionada pode ser benéfica, pois reforça o sistema músculo-esquelético, melhora a mobilidade e é essencial no controlo do peso, pois, segundo o Programa Nacional contra as Doenças Reumáticas (p20), a obesidade é um fator de risco para doenças e inflamações das articulações, nomeadamente para a osteoartrose.
Contudo, algumas patologias e alguns estados agudos requerem repouso, pelo que deve sempre discutir com o seu médico a possibilidade de o realizar e qual a modalidade que lhe será mais benéfica. Ah! E Falamos de frio… Se optar por praticar atividade física ao ar livre, não esqueça o conselho número 1!
O tratamento hiperbárico ajuda nas dores causadas por doenças reumáticas?
Muitos doentes com artrite reumatoide e fibromialgia têm recorrido ao tratamento hiperbárico com excelentes resultados da redução /eliminação da dor.
A avaliação da elegibilidade é feita pelo médico com a competência de medicina hiperbárica e sub-aquática, mediante critérios rigorosos e após parecer do clínico que o segue.
Deseja saber mais sobre o tratamento hiperbárico na reumatologia ? Clique aqui.
O NOSSO HORÁRIO
Seg-Sex | 8:00 – 22:00 |
Sábado | 8:00 – 16:00 |
308 807 652
LIGUEM-ME GRÁTIS
ONDE ESTAMOS
Av. Estados Unidos da América, 2C/2E 1700-174 Lisboa
O NOSSO TRATAMENTO
SEGURO E CONFORTÁVEL
NÃO INVASIVO E SEM DOR
- REDUZ A INFLAMAÇÃO
- REDUZ O INCHAÇO
- ANTI-INFLAMATÓRIO
- REDUZ A DOR
AUMENTA A SUA ENERGIA
Outros Artigos Relevantes
Feliz Natal e um próspero Ano Novo 2020
Os cientistas descobriram que as células têm a capacidade de fazer ajustes em suas taxas metabólicas para o funcionamento do corpo quando não há oxigénio suficiente. Essas investigações foram baseadas na teoria de que as células precisam de oxigénio para produzir energia.
Prémio Nobel 2019 – Como é que é que está relacionado com a medicina hiperbárica?
Os cientistas descobriram que as células têm a capacidade de fazer ajustes em suas taxas metabólicas para o funcionamento do corpo quando não há oxigénio suficiente. Essas investigações foram baseadas na teoria de que as células precisam de oxigénio para produzir energia.
Testemunho Medicina Desportiva – Jiu-jitsu – Camara Hiperbárica
Gustavo Lima, atleta professional de Jiu-jitsu veio conhecer o nosso tratamento com o objetivo de recuperar e preparar-se para o campeonato europeu de Jiu-jitsu. Conheça aqui os principais benefícios que o Gustavo testemunhou ao longo das sessões.