Reumatismo é doença?

O reumatismo não é uma doença. Dizer que alguém tem dores de reumatismo é o mesmo que dizer que tem um problema de coração. Existem inúmeros tipos de doenças reumáticas e a característica comum entre todas elas é a dor músculo esquelética.

As doenças reumáticas só acontecem nos idosos?

Existe uma tendência para chamar reumatismo às dores articulares sentidas, bem como associa-las à idade e ao envelhecimento. Quando nos chega um doente com queixas de dor no joelho esquerdo e se desculpa, de imediato, dizendo “ah, é da idade” temos tendência para brincar e questionar: “Então e o joelho direito, não tem a mesma idade?”

Toda esta introdução para esclarecer que, apesar de menos comum, as doenças reumáticas podem surgir desde a infância até à terceira idade.

É mesmo verdade que o frio provoca mais dor nas articulações?

As informações são díspares, contudo é certo que o frio provoca uma contração dos músculos e das articulações e redução da chegada de sangue às mesmas, o que pode agravar as dores.

Veja aqui as nossas dicas para a prevenção da gripe. Clique aqui.

O que posso fazer para reduzir o efeito do frio nas articulações?

1. Agasalha-se!

Com a chegada do frio não deve descurar a importância de vestir várias camadas de roupa, usar calçado adaptado ao frio e à chuva e de proteger as extremidades usando luvas, cachecol e gorro.

2. Tenha uma alimentação equilibrada.

A alimentação deve ser variada e rica em cálcio, magnésio, zinco e vitaminas C, D e K. Não esqueça, também, a importância de se manter hidratado. Porque não opta por sopas de hortaliças quentinhas e por chás quentes? Cumpre 2 objetivos num só.

3. Pratique atividade física.

A atividade física acompanhada e direcionada pode ser benéfica, pois reforça o sistema músculo-esquelético, melhora a mobilidade e é essencial no controlo do peso, pois, segundo o Programa Nacional contra as Doenças Reumáticas (p20), a obesidade é um fator de risco para doenças e inflamações das articulações, nomeadamente para a osteoartrose.

Contudo, algumas patologias e alguns estados agudos requerem repouso, pelo que deve sempre discutir com o seu médico a possibilidade de o realizar e qual a modalidade que lhe será mais benéfica. Ah! E Falamos de frio… Se optar por praticar atividade física ao ar livre, não esqueça o conselho número 1!

O tratamento hiperbárico ajuda nas dores causadas por doenças reumáticas?

Muitos doentes com artrite reumatoide e fibromialgia têm recorrido ao tratamento hiperbárico com excelentes resultados da redução /eliminação da dor.

A avaliação da elegibilidade é feita pelo médico com a competência de medicina hiperbárica e sub-aquática, mediante critérios rigorosos e após parecer do clínico que o segue.

Deseja saber mais sobre o tratamento hiperbárico na reumatologia ? Clique aqui.

O NOSSO HORÁRIO

Seg-Sex 8:00 – 22:00
Sábado 8:00 – 16:00

308 807 652
LIGUEM-ME GRÁTIS

WhatsApp

ONDE ESTAMOS

Av. Estados Unidos da América, 2C/2E 1700-174 Lisboa

O NOSSO TRATAMENTO

  • SEGURO E CONFORTÁVEL

  • NÃO INVASIVO E SEM DOR

  • REDUZ A INFLAMAÇÃO
  • REDUZ O INCHAÇO
  • ANTI-INFLAMATÓRIO
  • REDUZ A DOR
  • AUMENTA A SUA ENERGIA

SABER MAIS

Outros Artigos Relevantes

Feliz Natal e um próspero Ano Novo 2020

Os cientistas descobriram que as células têm a capacidade de fazer ajustes em suas taxas metabólicas para o funcionamento do corpo quando não há oxigénio suficiente. Essas investigações foram baseadas na teoria de que as células precisam de oxigénio para produzir energia.

Marque já a sua consulta

Deixe-nos os seus contactos e a sua mensagem para agendarmos a sua consulta.